O Piolhito esteve na cozinha [a fazer bolinhos de mousse de cacau]

Com esta cena da quarentena, onde os dias de trabalho em casa, se misturam com os fins-de-semana (e vice-versa), por vezes apetece-nos comer tudo o que aparece à frente, de modo a compensar esta falta de limites entre os diversos universos da nossa vida. Escusado será dizer, que os ginásios estão fechados, estamos mais sedentários do que nunca e, portanto, temos que ter cuidado com o que metemos dentro do nosso corpinho. Uns segundos na boca, um século nas ancas - já diziam alguns sábios. Seja como for, e considerando o que estamos todos a passar, acho que nos podemos permitir cometer alguns excessos. Mas sempre de forma consciente e o mais saudável possível. E isso é sinónimo do quê? De bolinhos de mousse de cacau.  

Ressalvo que esta receita, baseou-se em outras que vi por essa Internet "afora", e que pode diferir no resultado de quem a experimentar (o forno é muito importante nisto, o que pode originar tempos de cozedura diferentes). Mas vamos lá saber os ingredientes necessários:  





Agora, com os ingredientes todos, basta seguir estes passos

1. Colocar o leite num tacho e levar ao lume. Quando este estiver a ferver, juntar o cacau e mexer até obter uma homogeneidade. Depois adicionar a farinha, o mel (ou outro tipo de açúcar, tendo em atenção que pouco açúcar ou o mel, dará um sabor mais amargo) e mexer até misturar os ingredientes todos e obter uma pasta mais sólida que líquida.  

2. Após obter a pasta do ponto anterior, deixar arrefecer no tacho. 

3. Numa tigela, coloque as 4 claras, conjuntamente com o sumo de limão e misture com a ajuda de uma batedeira até que as mesmas fiquem em castelo. 

4. Pré-aquecer o forno a 180 graus;

5. Depois do chocolate arrefecido, envolver, ao poucos, com as claras em castelo. 

6. Aqui podem fazer de duas formas: ou colocam numa única forma, e depois servem à fatia, ou podem fazer como eu, e colocar em formas individuais (deu-me 6 unidades). Convém, antes de tudo, untar a(s) forma(s) (com azeite ou óleo de coco); 

7. Levar ao forno por 40 minutos (pelo menos) ou até ficarem cozinhados, mas mantendo o interior cremoso. Salienta-se que os bolinhos devem cozinhar de igual forma, em cima e em baixo, ou se o forno não permitir, voltar os mesmos para que a base, e a cobertura, fiquem cozinhadas, mantendo o interior em mousse;   

8. Servir! Dicas: servir com algo mais doce, como por exemplo uma calda de frutos vermelhos (ou o novo "kvarg" de limão e "cookies" da Nestlé). 






Bom apetite!


Sem comentários:

Publicar um comentário